Como escolher um projeto para construir em casa?

Como selecionar um projeto de veleiro para construir em casa? São muitas as variáveis, e bons projetos, embora não sejam poucos, nem sempre são apropriados para o seu caso. É preciso pensar que uso o barco realmente vai ter (há tantos veleiros de 36 pés em marinas e iate clubes, que raramente chegam a ver a água), de que tempo você dispõe, quais as suas habilidades de construção, e suas possibilidades financeiras (veja mais sobre isso na página “Perguntas Frequentes” de meu blog).

A escolha do melhor projeto depende de muitos fatores. Considere os seguintes:

  • Relação tempo disponível x vontade de velejar: Isso é importante. Você quer passar os próximos 3 anos construindo um barco, sacrificando todo o seu tempo livre até lá? Ou você quer construir um barco nos fins de semana e estar em 1 ano, 1 ano e meio na água curtindo seu veleiro? Se você não vai dar a volta ao mundo nele, e vai velejar em águas abrigadas, tavez valha a pena escolher um projeto mais simples, de fácil construção.
  • Aplicação real do barco: todo mundo quer um barco rápido, capaz de cruzar o cabo Horn e ainda ter todo o conforto de casa, mas é preciso ser muito racional na hora de escolher um barco para construir. Defina o que você quer dele, que tempo realmente terá para velejar, e onde velejará. Se você mora a beira de uma grande lagoa, construir um barco de quilha de patilhão com calado de quase 2 metros capaz de velejar na convergênca antártica é uma estupidez, por mais que você admire os barcos de Colin Archer. Numa lagoa você precisa de baixo calado, bolina retrátil para poder encalhar às margens para um piquenique, e muita área vélica em especial em lugares de pouco vento, e você pode abrir mão de pesados lastros e dar preferência a estabilidade de desenho. Para velejadas costeiras, você precisa dar atenção maior a estabilidade, ao desenho do casco, e definir seus objetivos: regatas ou passeios? Popas largas em cascos de planeio oferecem boa velocidade, mas velejando com ventos fortes pela popa e muita ondulação espelhos de popa muito grandes podem ser problemáticos. Se você quer velejar no mar, e pretende enfrentar tempo ruim, preste atenção a estabilidade e segurança, que envolve vários fatores.
  • Complexidade de construção: você nunca construiu nem mesmo uma casinha de palitos de picolé, e agora quer construir um barco. Pense então num projeto voltado a simplicidade de construção, e que permita acomodar eventuais erros de construção. É importante também considerar a simplicidade do desenho do barco: quanto menor for, menos peças e mais fácil. Cascos multichine são mais simples, e quanto menos quinas mais fácil, em geral. Um barco de fundo chato é mais simples ainda.
  • $$$: ah, este é sempre o grande fator… lembre-se da regra: ou você faz no prazo, ou faz dentro do orçamento, nunca os dois. Se o dinheiro é limitado, seja um visitante assíduo de desmanches, aprenda a fazer ao invés de comprar, e abandone a pressa. Escolha um projeto que utilize menos material, e reduza o tamanho. O custo aumenta na proporção do quadrado do comprimento, e as ferragens são progressivamente mais caras. Com um barco menor fica fácil comprar velas usadas para cortar e fazer velas menores. Lembre-se, defina exatamente do que você realmente precisa, e escolha o barco que atende melhor a suas necessidades reais.

Como se vê, escolher um projeto não é tão simples. Uma boa sugestão é você estudar bastante os projetos, estimar custos e avaliar bem suas reais possibilidades. E não deixe de conversar com gente que entende do assunto, em especial quem já construiu ou está construindo um veleiro.

post similares
  • GP 28 – galeria de fo... A construção do GP 28 está avançada. O casco está quase fechado. As últimas semanas foram de muito trabalho e muita emoção.  Toni e Ricardo estiveram aqui por uma semana, participando da construção e fazendo imagens para o filme da DGT. As fotos abaixo mostram de maneira sucinta tudo o que foi feito até agora, [...]
  • Curso de Construção de Barc... O curso de construção de barcos em stitch-and-glue chega ao Rio de Janeiro. Dos  dias 28 a 30 de julho teremos um curso em Niterói, e com novidades. Embora o programa seja similar ao dos outros cursos realizados, neste vamos construir um barco diferente, e os participantes receberão uma cópia do projeto! Um barco novo, [...]
  • Pequeno Príncipe 135 –... Uma das dúvidas de quem quer construir um veleiro é sobre mastros e ferragens. Uma “regra” divulgada sobre a construção artesanal é que as ferragens são metade do custo do barco. Isso seria verdade no caso de um veleiro convencional com mastro de alumínio de seção especial para mastros, com o trilho da vela, e [...]
  • Veleiro clássico: Projeto 8... Quem acompanha o site sabe que publiquei a alguns meses artigos sobre um projeto de veleiro inspirado nos clássicos dos anos 40,50, que deveria ser um barco pequeno, relativamente barato, veloz e marinheiro. Bom, por sugestão de algumas pessoas que entraram em contato comigo, resolvi colocar um teto no custo total do barco, e estabelecer [...]
  • Curso de Stitch-and-Glue de... O curso de construção de barcos em Stitch-and-Glue da grande Florianópolis, que aconteceu em Biguaçu, na sede da Summerrack, foi um grande sucesso! Com 10 participantes, inclusive 2 do Rio Grande do Sul e um catarinense que mora em um veleiro no México. O que um mecânicos de automóveis, empresários, estudantes , construtores de caiaques, [...]

7 Comentários

  1. Gilberto Silveira de Vasconcelos Gilberto Silveira de Vasconcelos
    julho 6, 2011    

    SR.GUSTAVO, OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO, É UM PRAZER VISITAR O SITE DE PROJETOS DE VELEIROS.

  2. marcelo marcelo
    julho 21, 2011    

    marcelo
    18 julho, 2011
    REPLY
    CITAR

    olá ..
    Queria construir um NS14 (projeto australiano ) que é bem leve (65Kg) e que posso levá-lo em cima do carro.Veja este casco http://www.thorpeboats.com/?page_id=5. Será muito dificil???onde posso achar a planta??

  3. setembro 14, 2011    

    Onde consigo projetos gratuitos de veleiros de 26 a 35 pés para produção One-off?

    • gdyd gdyd
      setembro 15, 2011    

      De que tipo de projetos precisa? Visite a página de Downloads para ver alguns dos projetos disponíveis.

  4. Franckiomar Almeida Sousa Franckiomar Almeida Sousa
    setembro 19, 2011    

    Gustavo.
    Estou me apaixonando pela idéia de construir um pequeno barco.Tenho uma família de 5 pessoas que sempre estão comigo,ao menos por enquanto.Moro em Goiânia e faço planos de construir esse barco para passar as temporadas de praias do Araguaia velejando.Vou precisar muito de suas orientações.

  5. marco_antonio marco_antonio
    maio 4, 2012    

    Olá, Gustavo, como faço pr baixar o projeto 10.600 ou Blue.Moom. desde já agradeço

    • gdyd gdyd
      maio 11, 2012    

      Para baixar os projetos da página de downloads, clique sobre o nome do projeto na lista, e depois que abrir a páginacom a descrição do mesmo, clique no ícone “download” laranja. Os arquivos estão compactados, clique duas vezes sobre o arquivo baixado em seu computador e siga os passos para descompactar e abrir.

Deixe uma resposta