Muitas pessoas tem dúvidas sobre sua capacidade de construir um barco, por serem inexperientes e acreditarem não ter habilidade. Mas a moderna construção em compensado e epóxi tem como característica oferecer uma curva de aprendizado muito íngreme, onde à medida em que o construtor executa os passos iniciais no trabalho com madeira e resina desenvolve, rapidamente, uma proficiência que lhe dá segurança para ousar e criar.

Um exemplo é este barco, construído pelo Marcelo, de Indaiatuba. Ele fez o curso de construção em stitch-and-glue de Campinas, SP, em janeiro de 2017, e começou a construir uma baleeira de 19 pés, cujo projeto desenvolvi especialmente para ele, dentro do sistema de apadrinhamento de projeto.

O resultado impressiona, não só pela qualidade, mas pela criatividade no uso de materiais e sistemas simples e eficientes. Em breve este barco estará velejando, mas ainda na carreta ele se destaca. O que é mais interessante é que diante dos problemas na hora de fazer mastro, armação, ferragens, e acessórios, Marcelo mesclou criatividade e tradição, preservando a estética clássica de seu barco mas ao mesmo tempo construindo uma baleeira como nunca existiu. Veja as fotos: