Bons hábitos para começar o ano novo

Hoje não vou escrever sobre projetos ou materiais. O texto abaixo é uma tradução/interpretação livre de artigos de Geoffrey James, que escreve no site Inc.com.

A felicidade é a verdadeira medida do sucesso, e as dicas a seguir são sugestões de pequenas mudanças que você pode fazer em sua vida diária para alcançar imediatamente a felicidade, e chegar mais perto de seus objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais.

  1. Comece cada dia com expectativa: se há uma verdade, é de que a vida em geral atende a nossas expectativas. Quem almeja pouco, em geral consegue pouco. Ao sair da cama, pense que “algo maravilhoso vai acontecer hoje”. Provavelmente você estará certo!
  2. Dê um presente a todos que encontrar: Não se trata de um presente num pacote, mas um sorriso, uma palavra de carinho, um aceno. E nunca deixe um mendigo sem uma moedinha. A paz de espírito compensa os trocados.
  3. Pare de reclamar: As suas palavras tem poder, especialmente sobre você. Quando você reclama, concentra sua energia no que está errado, e isso faz com que você se sinta pior. Não fale sobre o que está errado. Fale sobre como você vai corrigir o que está errado. E faça o mesmo com seus amigos, não seja o ombro onde eles vão chorar. Amigos não deixam amigos reclamarem! Amigos ajudam os amigos a serem mais felizes!
  4. Pare de controlar: você acha que pode controlar tudo, afinal, tem experiência, sabedoria, conhecimento. Mas no final, você só pode controlar a si mesmo, e se tenta controlar os outros, é porque acha realmente que as suas opiniões e objetivos são mais importantes do que as deles. Além disso, controlar exige força, intimidação ou autoridade, coisas que não fazem ninguém se sentir em paz consigo mesmo.
  5. Presuma que todos tem boas intenções: Já que você não é capaz de ler mentes, você nunca vai conseguir dizer o “porque” por trás do “que” as pessoas fazem. Ao incutir objetivos maldosos às ações estranhas das pessoas você traz sofrimento a sua vida, mas presumir boas intenções deixa você aberto a reconciliação.
  6. Coma (ou beba) alguma coisa boa, devagar: pelo menos uma vez por dia pare para comer, ou beber algo que realmente lhe agrada, como um bom chocolate, um café, uma taça de bom vinho. Concentre-se no que você está saboreando, e esqueça as preocpações do dia-a-dia.
  7. Não se preocupe com seus resultados: o grande inimigo da felicidade é a preocupação, que aparece quando você foca sua atenção a coisas que não pode controlar. Concentre-se no seu trabalho, que você pode controlar, e não no que “pode dar errado”.
  8. Desligue a TV: é comum a gente deixar a TV ligada enquanto faz outra coisa, mas não nos damos conta que o único propósito da TV é fazer com que você se sinta insatisfeito com sua vida, para que compre mais coisas. Por que programar, sublinarmente, sua mente para ser um consumidor compulsivo?
  9. Conclua cada dia com gratidão: Antes de dormir, pense em pelo menos uma coisa maravilhosa que lhe aconteceu, seja um sorriso que arrancou de uma criança, seja um negócio milionário que você fechou. Seja grato por este dia, porque ele nunca mais vai se repetir.
  10. Diga adeus ao medo: Todos nós temos medo. Medo do que pode ou não acontecer, medo do que não podemos controlar, medo do que não seremos capazes de fazer, ou medo de como os outros vão nos observar. Assim, hesitamos, esperamos o momento certo de agir, buscamos alternativas mais seguras para realizar nossos objetivos. Enquanto isso, passam-se dias, meses, anos.  Assim como nossos sonhos. Não deixe seus medos te segurarem. Não importa o que você tenha planejado, comece hoje mesmo. Uma longa jornada começa com sempre com um primeiro passo. Dê esse passo hoje mesmo. Pronto, você já estará um passo mais próximo de seu sonho!
post similares
  • GP 28 – galeria de fo... A construção do GP 28 está avançada. O casco está quase fechado. As últimas semanas foram de muito trabalho e muita emoção.  Toni e Ricardo estiveram aqui por uma semana, participando da construção e fazendo imagens para o filme da DGT. As fotos abaixo mostram de maneira sucinta tudo o que foi feito até agora, [...]
  • Veleiro clássico: Projeto 8... Quem acompanha o site sabe que publiquei a alguns meses artigos sobre um projeto de veleiro inspirado nos clássicos dos anos 40,50, que deveria ser um barco pequeno, relativamente barato, veloz e marinheiro. Bom, por sugestão de algumas pessoas que entraram em contato comigo, resolvi colocar um teto no custo total do barco, e estabelecer [...]
  • Pequeno Príncipe: Velas pro... Roberto Costa Sousa, que já construiu um Sztrandék e um Tiki 26, é um artesão de vários talentos, entre os quais a fabricação de velas. Ele está fazendo as velas do Pequeno Príncipe 135 (veja as fotos abaixo), e quem precisar dos serviços dele pode entrar em contato pelo Whatsapp: (48) 9992-3437 (a partir de [...]
  • Layout do Camper Boat de 16... Continuando o desenvolvimento do projeto do Camper Boat de 16 pés, apresento o esboço de um layout, onde se vê a simplicidade e versatilidade do barco: uma cabine compacta que pode servir para guardar roupas e itens pessoais, e serve de abrigo em caso de tempo ruim, e local para pernoite (2 pessoas). O cockpit, [...]
  • Um novo veleiro: PP160 Camp... Estive esboçando o que pode ser uma nova versão do PP135, com tamanho ligeiramente maior, maior capacidade de carga, e voltado mais especificamente ao uso em águas abrigadas (rios, represas e lagoas). O tamanho deverá ser ligeiramente inferior a 5m, para dispensar registro na capitania dos portos, e fundo chato, para facilitar e reduzir o [...]

Nenhum comentário ainda

Deixe uma resposta