Um dia especial…

O primeiro Catboat 16 molhou a quilha pela primeira vez em sua velejada inaugural dia 3 de agosto de 2019. Foi o prmeito catboat construído no Brasil usando o método stitch-and-glue, projetado por Gustavo Dantas e construído nas dependências do estaleiro escola Madeira Mar, em nosso sistema de construção assistida, ou seja, construído por um aluno da escola. Um barco com grandes qualidades de navegação, espaço interno incrível, e fácil de velejar. Ou seja, o veleiro dos sonhos: pequeno por fora, grande por dentro, barato de fabricar e operar, seguro e estável navegando, leve para rebocar e capaz de encalhar na praia.

O projeto tem como objetivo trazer ao entusiasta da construção artesanal a possibilidade de fazer um dos melhores veleiros pequenos que existe. O catboat oferece uma combinação tal de qualidades de navegação que desde o século XIX praticamente não sofreu alterações ou modernizações no design. E este projeto não apenas trouxe estas qualidades para o construtor brasileiro, como buscou reduzir as (poucas) deficiências do projeto, como o leme pesado e o volume da caixa de bolina no meio da cabine.

O sucesso da velejada inaugural comprovou o acerto de escolher o Catboat como modelo para este projeto, e após alguns pequenos ajustes, o projeto estará disponível para aquisição. Aguarde!

Saiba mais sobre o catboat no site do estaleiro-escola Madeira Mar: www.madeiramarestaleiroescola.com.br.

Saiba mais sobre os catboats neste artigo do site.