Recentemente escrevi um artigo no meu blog sobre o GP-28, uma lancha de uso geral para navegação em mar aberto. O projeto tem despertado algum interesse, e recentemente, Ricardo Lancelotti (do Estaleiro Oficina), entrou em contato comigo porque um amigo seu, Toni, queria construir um. Uma de suas dúvidas era sobre quem seria capaz de executar este projeto, e eu sugeri Jonas, experiente construtor de canoas e caiaques (Jonas Crafts), que conheci em um dos cursos que realizei em Florianópolis. Após diversas conversas e reuniões, decidimos construir o primeiro GP-28, batizado Alcatrazes, em um Galpão em São José, SC, em parceria com o Jonas, e Toni vai produzir um filme sobre a construção deste barco, através da sua produtora, DGT filmes.

O layout do barco foi alterado para cruzeiro, com acomodações confortáveis, e uma motorização mais apropriada para cruzeiro e passeios, um MWM Sprint 2.8 turbo, marinizado pela Tecmar, montado numa rabeta. Com isso o motor fica na popa liberando espaço no salão. A Tecmar está apoiando o projeto, pois será o primeiro motor montado num barco one-off em compensado naval.

A construção é em compensado naval de cedro puro, stitch-and-glue, epóxi e fibra de vidro (estes estão sendo fornecidos pela Redelease, que desde o ano passado apóia meus cursos de construção de barcos).

Acompanhe a construção do GP-28 Alcatrazes  aqui no site. Em breve mais novidades!