Se você pensa em construir um barco em casa, você precisa conhecer a técnica Stitch-and-Glue. Ela permite construir cascos fortes, leves e seguros usando praticamente só compensado naval. Sabemos que madeiras brutas, e de boa qualidade como as exigidas na construção naval, estão cada vez mais caras e raras. Porém, no método stitch-and-glue este problema é resolvido pela eliminação quase que completa da madeira bruta estrutural (longarinas, vaus, cavernas). A rigidez do casco provem da união entre todas as peças através de juntas de fibra-epóxi, que transforma todo o casco num monocoque, numa peça única, como uma fuselagem de avião ou um chassi monobloco. Madeira bruta é usada em alguns locais de grande solicitação, mas em quantidade muito menor do que na construção tradicional.

apoio:logo-redelease

Com isso a construção moderna de barcos fica muito mais rápida e barata, acessível ao construtor amador. A técnica, porém, exige conhecimento e prática com os materiais (epóxi, fibra de vidro) e com as particularidades do método. Não é difícil, e uma vez aprendido o básico, você pode construir qualquer barco projetado para stitch-and-glue (há barcos de até 50 pés).

Este é o objetivo do Curso de Construção de Barcos: oferecer ao construtor iniciante ou amador a possibilidade de se familiarizar com a técnica do “costure e cole”, e poder realizar seu sonho de ter seu próprio veleiro ou barco a motor.

Se você também quer aprender a construir barcos, visite a página de Cursos e inscreva-se no final da página.