Se você já fez o meu curso básico de construção stitch-and-glue, ou deseja aprender especificamente a arte da laminação em fibra de vidro, eu e  Jonas Quint, da Jonas Crafts,  estamos organizando um curso de laminação em fibra de vidro. O curso terá carga horária total de 14 horas, com aulas teóricas e práticas, abordando diversos aspectos da laminação em fibra de vidro e resina epóxi, sobre madeira e laminados de fibra/poliéster.  Acontecerá em São José (cidade vizinha a Florianópolis), dias 2 e 3 de dezembro, das 10:00h às 19:00h. Curso Adiado para Janeiro – aguardar nova data!

Para fazer sua inscrição, preencha o formulário aqui e aguarde email com instruções e mais informações.

A parte teórica incluirá os diversos tipos de materiais e processos de laminação, suas aplicações e características, bem como os substratos e processos mais utilizados na construção naval (laminação manual, vacuum-bagging, infusão a vácuo, laminação sobre madeira, reparos em cascos de GRP) e uma análise comparativa dos principais métodos e processos.

As aulas práticas, sob comando de Jonas Quint, terão como objetivo capacitar o aluno a realizar a laminação de fibra-epóxi em termos práticos, desde a preparação do substrato, preparação das resinas, adição de cargas e aditivos, aplicação, preparação para acabamento final, etc. Será feita a laminação de um casco de uma canoa canadense de 5m, para que os participantes possam aprender o conteúdo em um caso real. Além disso, serão feitas laminações em corpos de prova de outros materiais, para que os participantes percebam a diferença no processo de laminação de diversos substratos, como isopor e fibra de vidro. Se você tem interesse em fazer este curso, entre no site http://www.projetosdeveleiros.com.br/cursos e preencha o formulário ao final da página. As vagas são limitadas, e a taxa de inscrição é de R$600,00 (inclui apostila e certificado).

O curso não requer conhecimentos ou experiência, e é voltado para amadores que querem construir seus barcos e pranchas, assim como profissionais que pretendem aprimorar seus conhecimentos e técnicas de trabalho com compósitos, desde a manutenção de cascos de fibra de vidro até a construção de cascos em madeira-epóxi (ply-glass, strip-planking, entre outras).