Tenho recebido muitos contatos de pessoas interessadas em aprender mais sobre como projetar seu próprio barco. Um barco, mesmo pequeno e simples, tem requisitos de establidade, forma, capacidade de carga, estrutura e material de construção que exigem certos conhecimentos básicos para serem projetados. è claro que fazer um objeto que flutua é bastante fácil. Um barco que mereça este nome, é outra história. Veleiros, em especial, são feitos há mais de 5 mil anos, baseados nos mesmos conhecimentos da natureza, e sempre há espaço para inovação. Barcos a motor tem pouco mais de 150 anos, e já passaram por várias revoluções, do vapor ao diesel, do diesel ao nuclear, e agora a revolução elétrica, que vai mudar drasticamente o design de barcos, em especial barcos pequenos.

Porém, os conhecimentos necessários para se projetar, ou ao menos entender, o que caracteriza uma embarcação, e que permite a você compreender e avaliar um casco e saber a qual propósito serve, estão a disposição de todos. Uma mistura de arte e engenharia, de experiência prática e análise de experiências anteriores, o Yacht Design, literalmente projeto de iates (embarcações de esporte e recreio), tem despertado interesse, e no Brasil são poucas as literaturas sobre o assunto acessíveis aos leigos e amadores que não tem formação em engenharia naval.

Por isso estamos criando um novo curso, um curso de introdução ao projeto de pequenos barcos, veleiros ou propelidos a remo ou motor, para oferecer uma oportunidade de ter acesso aos rudimentos do Yacht Design, e ser capaz de tanto se lançar no projeto de uma embarcação, quanto ser capaz de analisar embarcações existentes e poder analisar suas características de estabilidade e navegação a partir de sua forma e especificações técnicas.

Este curso é voltado tanto a estudantes de engenharia naval, leigos interessados em projetar barcos, quanto interessados em escolher um projeto par a executar ou que pretendem comprar um barco e estão indecisos quanto ao tipo de barco que melhor atende a suas necessidades. Profissionais do ramo náutico também podem fazer este curso, que dará mais elementos para melhor orientar clientes quanto a embarcações e equipamentos.

O curso piloto de projetos de barcos ocorrerá no Estaleiro GP28, em São José, SC, no próximo fim de semana. Aqueles que querem, além do conhecimento teórico, aprender a desenhar um casco num software de modelamento de cascos 3D (Delftship Free), deverão trazer um computador portátil.

Caso tenha interesse em fazer o curso, entre em contato para saber mais sobre custos, horários e demais informações. O curso não tem pré-requisitos, é aberto a todos os interessados.

Gustavo Dantas