Continuando o desenvolvimento do projeto do Camper Boat de 16 pés, apresento o esboço de um layout, onde se vê a simplicidade e versatilidade do barco: uma cabine compacta que pode servir para guardar roupas e itens pessoais, e serve de abrigo em caso de tempo ruim, e local para pernoite (2 pessoas). O cockpit, que é o lugar onde se passa mais tempo em um veleiro, é amplo como o de um 21 pés, com mais de 2m de comprimento, mais de 1,80m de largura, e muitos armários para levar tudo o que você vai precisar no seu passeio.

layoutpp160

Assim, o barco pode ser usado para pesca, passeios, para acampar numa praia, ou simplesmente para curtir uma boa velejada. O casco tipo Sharpie, com fundo chato, oferece grande estabilidade inicial, dispensando lastro (desde que o barco seja usado em águas abrigadas), e esta característica é responsável também pela extrema facilidade de construção. Como o fundo, na área da cabine, é praticamente plano, ele dispensa piso, os ocupantes se deitam sobre colchões apoiados no fundo do casco. O cockpit é auto-drenante, com boeiras na popa.

O plano vélico é versátil, pode ser sloop com vela triangular ou carangueja, tanto gaff rig quanto sprit rig, ou até uma tipo junco chinês. O mastro pode ser tubular de aço ou alumínio, ou de madeira, a preferência é do construtor.

Penso que este barco deverá, inclusive, ser mais barato do que o Pequeno Príncipe 135, pela menor quantidade de compensado, ausência de lastro, menor estrutura, e menos chines (que consomem mais compensado).

Aguardo seus comentários. Se quiser ser um padrinho deste projeto e ajudá-lo a sair do papel, entre em contato!