Recentemente recebemos a encomenda de um projeto de um motorsailer de 25 pés, para construção em stitch-and-glue. Um barco que deve ter calado baixo para navegar em lagoas, estabilidade para velejar, cabine com pé-direito de 1,80m em boa parte de sua extensão, e acomodações para até 4 pessoas. O projeto está sendo feito dentro de nosso sistema de apadrinhamento, ou seja, depois de pronto, o projeto poderá ser disponibilizado a outros interessados como plano de estoque para venda.

A embarcação pode ser construída em duas configurações: motorsailer ou trawler. Em ambos o casco de deslocamento exige um motor de centro de não mais que 20hp, o que permite ter um baixo custo de construção, operação e manutenção. O calado ficará no limite de 80cm, e o plano vélico da versão motorsailer é modesto, um plano vélico para ventos mais favoráveis.

Vamos falar a verdade: a maioria dos veleiros que existem no Brasil, apesar de serem regateiros de boa estirpe, são navegados como motorsailers, ou seja, seus skippers esperam janelas de tempo com ventos moderados e favoráveis, raramente orçam sem motorar. Ora, por que não assumir de uma vez que gostamos de motorsailers? Vamos aproveitar as cabines altas com boa visibilidade, cockpits abrigados da chuva e do sol onde se possa pilotar confortavelmente até no inverno gaúcho, e ter um barco que pode entrar num estuário raso e até encalhar na praia com segurança. Esta é a idéia deste projeto. Acompanhem futuros desenvolvimentos!

Se tiverem interesse neste projeto, entrem em contato. Em breve teremos um layout interno, plano vélico e especificações mais detalhadas.