Estou desenvolvendo 2 novos projetos para serem oferecidos em breve no site. São projetos encomendados por clientes, e que depois de finalizados serão oferecidos como planos de estoque, com pequenas modificações. Este é o Open 30, um veleiro em aço, projetado para regatas. Leia mais sobre ele abaixo:

plano vélico do Open 30

Open 30 – um veleiro de regatas em aço

Um cliente do Rio Grande do Sul encomendou um veleiro com as seguintes características:

  • casco em aço – construção multichine
  • desenho similar aos Class 40 Open – barcos de regata caracteriados por baixo calado, popa larga, grande área vélica e acomodações mínimas
  • quilha retrátil e lemes basculantes, calado de menos de 60cm com tudo recolhido

Quem procura veleiros em aço nesta faixa de tamanho encontra, em geral, veleiros pesados de cruzeiro. É difícil fazer um casco de aço, abaixo de 36 pés, com peso igual ao de um veleiro de fibra de construção sanduíche. Para isso, optei pela construção “frameless” (sem cavernas), mas com anteparas estruturais em compensado naval fibrado, um grande número de longarinas leves, e eliminação de qualquer item de conforto desnecessário.

Ele vai ter um banheiro fechado, cozinha básica (fogão de uma boca e pia, caixa de gelo), uma boa mesa de navegação, e beliches tubulares para até 5 tripulantes. O cockpit vai ser generoso e funcional, e o barco promete ser rápido.

Se você tem interesse neste projeto, entre em contato.