Pequeno Príncipe 135 – armação

Uma das dúvidas de quem quer construir um veleiro é sobre mastros e ferragens. Uma “regra” divulgada sobre a construção artesanal é que as ferragens são metade do custo do barco. Isso seria verdade no caso de um veleiro convencional com mastro de alumínio de seção especial para mastros, com o trilho da vela, e para compra de cunhos de inox e moitões. Mas o Pequeno Príncipe 135 não usa nada disso. Seu mastro pode ser feito com um tubo comum, de aço ou alumínio, de seção redonda. ou mesmo de madeira. Cunhos podem ser feitos de madeira também, e o estaiamento pode ser de cabo de aço galvanizado. Com isso o custo de armar o barco é reduzido drasticamente. No caso do Pequeno Príncipe de Manuel, nem garlindéu ele tem, já que a retranca é apoiada no mastro por meio de um garfo (similar a verga) que descansa sobre um ressalto na altura apropriada. Mastro, retranca e verga são de madeira, feitas com caibros colados com epóxi, depois arredondados. Cunhos de madeira também foram uma alternativa durável e que dão ao barco um charme clássico especial. Em breve vamos montar o mastro e instalar os cabos de aço, que serão laçados usando métodos tradicionais, evitando o uso de ferragens caras como os terminais Norseman ou Nicopress (e com uma vantagem, são mais confiáveis). Enquanto aguardamos, vamos apreciar estas imagens do trabalho que Manuel está fazendo nas peças de madeira de seu barco…

post similares
  • Começa a construção do GP-2... Recentemente escrevi um artigo no meu blog sobre o GP-28, uma lancha de uso geral para navegação em mar aberto. O projeto tem despertado algum interesse, e recentemente, Ricardo Lancelotti (do Estaleiro Oficina), entrou em contato comigo porque um amigo seu, Toni, queria construir um. Uma de suas dúvidas era sobre quem seria capaz de [...]
  • Curso de Construção de Barc... O curso de construção de barcos em stitch-and-glue chega ao Rio de Janeiro. Dos  dias 28 a 30 de julho teremos um curso em Niterói, e com novidades. Embora o programa seja similar ao dos outros cursos realizados, neste vamos construir um barco diferente, e os participantes receberão uma cópia do projeto! Um barco novo, [...]
  • Veleiro clássico: Projeto 8... Quem acompanha o site sabe que publiquei a alguns meses artigos sobre um projeto de veleiro inspirado nos clássicos dos anos 40,50, que deveria ser um barco pequeno, relativamente barato, veloz e marinheiro. Bom, por sugestão de algumas pessoas que entraram em contato comigo, resolvi colocar um teto no custo total do barco, e estabelecer [...]
  • Curso de São Paulo – ... O Curso de Construção de Barcos em São Paulo, que aconteceu num galpão da Vila Anhanguera, neste fim de semana (25 e 26 de março), foi um evento memorável, com uma turma diversificada e muito dedicada. Durante o curso, os participantes construíram um pequeno bote de apoio, praticando todas as etapas da construção de um [...]
  • Curso de S&G em São Pa... Novo Curso de Stitch-and-Glue em São Paulo! apoio: Agora quem mora na região da Grande São Paulo vai poder fazer o curso de construção de barcos em Stitch-and-Glue (costure-e-cole). Nos dias 24 e 25 de março (sábado e domingo) faremos um curso em São Paulo (capital). Interessados podem se cadastrar no formulário ao final da [...]

Nenhum comentário ainda

Deixe uma resposta