O Brasil está descobrindo a arte de construir barcos em casa. Embora amadores construam barcos em casa há muito tempo por todo o país, esta arte está apenas agora se tornando realmente popular. A construção artesanal de barcos em geral se baseia na madeira como material de construção, mas a madeira tem uma reputação um tanto prejudicada pela sua relação conflituosa com a água, exigindo cuidados permanentes e constantes. Porém, com o advento do compensado naval e das resinas sintéticas, em especial o epóxi, construir veleiros em casa voltou a ser uma arte viável.

No Brasil a cultura do faça-você-mesmo está aos poucos se estabelecendo. Porém, a maioria dos projetos de veleiros disponíveis no Brasil, feitos por projetisitas prasileiros, exige recursos técnicos e financeiros elevados, pois são barcos acima dos 20 pés. O objetivo de nosso trabalho, por outro lado, é focar no construtor artesanal iniciante, que tem pouca experiência com materiais e ferramentas, tempo e recursos limitados, mas sonha com seu veleiro.

Construir um veleiro em casa não é uma tarefa difícil. Existem métodos próprios para construir veleiros de pequenas dimensões em pouco tempo, com poucas peças, e processos simples que dispensam conhecimentos específicos em projetos de veleiros. Com métodos como o “Stitch-and-glue” (traduzindo literalmente, “costure e cole”), é possível construir um casco sem interpretar planos de linhas, sem construir balisas,  sem picadeiro, sem longarinas, em muito pouco tempo, usando apenas compensado e resina epóxi.

Nas páginas deste site você vai conhecer mais sobre projetos de veleiros que você mesmo pode construir em casa, com ferramentas elétricas convencionais, sem necessidade de conhecimentos prévios de construção de barcos ou mesmo de trabalho com madeira. Mas se sua praia é construir um veleiro grande com técnicas mais avançadas, oferecemos consultoria para ajudar-lhe a interpretar planos de linhas e tabelas de offsets, escolher materiais, e desenvolver modificações e adaptações no projeto de sua preferência.

Entre em contato para solicitar mais informações sobre projetos e serviços, e visite o Blog!