Sonhar, construir, velejar

IMG-20170218-WA0008

Todos os barcos do mundo foram construídos por alguém. Se eles podem, você também. É simples assim.

É fácil? Não. Mas também não é nenhum segredo. Com algum estudo preliminar e alguma habilidade com ferramentas elétricas e manuais é possível começar o seu barco. Construir um barco é também uma boa maneira de aprender a lidar com madeira, e a madeira é um material dócil, bem mais amistoso que o aço ou a fibra de vidro. Mas exige atenção e cuidado.

Como em qualquer empreendimento de autoconstrução, construir um barco requer paciência, dedicação, persistência e conhecimento técnico, habilidades que podem ser desenvolvidas no processo de construção. O resultado é duplamente gratificante: por um lado pelo fato de que, uma vez pronto, você poderá velejar em seu próprio barco, e por outro pela realização, por ser obra do seu trabalho, do seu suor, e acreditem, há poucas coisas melhores que a satisfação que dá ver o resultado do trabalho de nossas mãos, palpável, a nossa frente. São poucos os que podem apontar para os objetos do seu cotidiano e dizer: eu fiz.

Se você acha que não consegue, está na hora de fazer um curso e aprender, na prática, que não só é possível como é mais fácil do que você pensa. Este site está cheio de artigos sobre o assunto, e tenho projetos que são fáceis de executar e de custo bastante acessível. Entre em contato se tiver alguma dúvida, ou quiser solicitar um projeto sob medida.