A técnica stitch-and-glue (costure e cole) é muito  usada em veleiros pequenos, por resultar em cascos leves, resistentes e rápidos de construir. Porém, é difícil ver esta técnica ser usada para construir cascos de barcos grandes (acima de 26 pés). Isto ocorre porque cascos acima deste comprimento requerem compensados de espessura maior que 15mm. Chapas desta espessura são difíceis de curvar, em especial na proa, onde a chapa é curvada e torcida, o que gera grandes tensões que podem até levar a ruptura do laminado.

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Mas Sam Devlin, yacht designer especialista em stitch-and-glue, projeta e constrói iates de até 50 pés com esta técnica. O segredo (que não é segredo porque ele divulga em seus livros) é fazer um casco com chapas de compensado de espessura menor, para dar forma no casco, e depois laminar sobre ele camadas sucessivas de compensado naval de 6mm, usando a técnica do cold-molding (ripas de cerca de 20cm de largura coladas em ângulo de 45 graus). Com isso pode-se chegar a espessura necessária para o casco, sem prejuízo para a forma. Outra vantagem é a facilidade de construção e rapidez na montagem do casco. Stitch-and-glue é a forma mais rápida de construir cascos de barcos de qualquer tamanho. Além disso, como mobiliário e anteparas fazem parte da estrutura, há melhor rendimento do espaço, já que não há cavernas e longarinas roubando espaço interno.

bc292Embora a técnica de stitch-and-glue requeira muita resina epóxi, ela é bem econômica, pois dispensa quase toda a madeira maciça de um barco tradicional, já que não tem madeiras estruturais em cavernas, longarinas e vaus. Também dispensa parafusos e pregos de bronze ou outros materiais caros, e a rapidez na construção é surpreendente. O casco de um veleiro como o Pequeno príncipe, por exemplo, pode ser cortado e costurado em 3 dias. Com mais 3 ou 4 dias você faz os filetes e a colagem interna. Então é possível ter um barco pronto para velejar em menos de 1 ano, trabalhando nos fins de semana, sem muita pressa.

Para veleiros e barcos a motor, a técnica de cold-molding sobre casco multichine oferece a possibilidade de construir barcos grandes, leves para seu tamanho, e muito resistentes, além de simplificar todo o processo construtivo. Um exemplo de um barco que poderia ser construído por meio desta técnica é este veleiro de 36 pés esboçado abaixo:

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Trata-se de uma proposta que foi apresentada preliminarmente a um cliente, que acabou preferindo um projeto em strip-planking. Assim, ele está orfão, à procura de um padrinho. Se você se interessou, entre em contato!