Estive esboçando o que pode ser uma nova versão do PP135, com tamanho ligeiramente maior, maior capacidade de carga, e voltado mais especificamente ao uso em águas abrigadas (rios, represas e lagoas). O tamanho deverá ser ligeiramente inferior a 5m, para dispensar registro na capitania dos portos, e fundo chato, para facilitar e reduzir o custo de construção. Além disso, com boca de cerca de 1,8m na linha d´água, ele terá estabilidade suficiente para dispensar lastro, usando uma armação carangueja com área generosa para seu peso.

A cabine será, a princípio, suficiente apenas para um casal dormir ou se proteger da chuva. O cockpit, por outro lado, é amplo com muito espaço para caixa de gelo, material de pesca, equipamentos de camping, o que você quiser, e permitirá levar de 4 a 6 pessoas com segurança.

Pelo fato de ter uma só quina, a quase 90  graus (emenda do fundo com o costado), ele não precisa ser stitch-and-glue, pode usar longarinas na emenda para reduzir o consumo de epóxi. A caixa de bolina fica no cockpit, como no PP135, e a armação carangueja é fácil e barata de fazer.

Veja abaixo um esboço que fiz, bem rapidamente, para dar uma idéia do barco. Se gostou, comente. Se quer construir um, entre em contato!

pp160