Hoje vou apresentar uma proposta de Catamaran que comecei a desenvolver e que vocês vão poder acompanhar aqui. O briefing original pedia um catamaran na faixa de 7m, que pudesse combinar facilidade de construção, baixo custo, desempenho e segurança, e que acomodasse de 4 a 6 pessoas. Aparentemente pode ser difícil realizar isso sem construir um monstrengo deselegante, volumoso e incapaz no contravento. Mas com algumas escolhas de design inovadoras, foi possível chegar a soluções que combinam todos estes elementos. (clique nas fotos para ampliar)

Observando os desenhos você vai poder ver o que este catamaran tem de novidades. Utilizei as recomendações de John Shuttleworth, renomado projetista de catamarans, para obter um casco estável e rápido. Por isso ficou estreito, o que limita o uso dos cascos a acomodação para pernoite apenas, com uso eventual como banheiro.

A cabine central foi criada para ser um abrigo multiuso, acomodando de 4 a 6 pessoas em passeios, e dois em pernoite. Pode conter material de cozinha, mesa de navegação dobrável, etc. Por ser aberta sem desníveis, oferece versatilidade e fica baixa, o que se torna muito vantajoso onde os catamarans são ruins, no contravento, por causa da área frontal. Por isso a cabine ficou estreita também. Não quis omitir a cabine (como o faz James Wharram) porque ela se torna fundamental em dias de sol, já que os cascos são impróprios para este fim. Por outro lado, isso criou um enorme espaço de circulação fora, no deck. Na proa, um trampolim amplia o deck sem adicionar peso, pois catamarans tem que ter proa leve para não capotar pela frente quando em mar bravo com vento pela popa.

Bom, aguardo os comentarios de voces. Se quiserem saber mais sobre o projeto, enviem um email pela pagina de contato!